27.5.09

Breve relato (quase desesperado)

Trabalho: dez laudas. Qualquer tema em Direito de Sucessões. Individual.

O primeiro passo: escolher o tema.

A escolha: nada de assuntos já pacificados. Nada de análise de doutrina. Nada de legislação "seca". Queria um desafio.

Duas idéias: Sucessão em relação homoafetiva ou Direito Comparado em matéria de Sucessão.

Problema: na primeira, o material de pesquisa é escasso, por se tratar de assunto relativamente novo. Convenhamos, não dá pra fazer um trabalho de dez laudas baseada apenas em jurisprudências. Na segunda, também é escasso. Tenho a impressão que todo mundo que se interessa por Direito Comparado se limita à Constituição.

Decisão: Direito Comparado em matéria de Sucessão.

Preocupação: tenho 15 dias para fazer. Procurei ajuda de uma professora de Direito Internacional e ela me disse que talvez eu ache um livro sobre o tema na biblioteca... da USP!

Preocupação 2: "...da USP!"

Preocupação 3: deixar para fazer na última hora. É péssimo, mas acho que esse trabalho vai sair quando a "água bater na bunda". Há precedente: trabalho de Direito Penal Máximo x Direito Penal Mínimo, do semestre passado, 15 laudas em 1 dia e meio.


Plano B: tentar um outro tema, aos 45 minutos do segundo tempo.

Veremos...
Imagem: Salvador Dalí, A Persistência da Memória (1931)

Nenhum comentário: