13.2.10

Dica da semana ou Horário de atendimento, das 8 às 17.

Eu não sei ao certo quem lê esse blog. Sei apenas a quantidade de acessos diários e, vez ou outra, recebo comentários aqui ou pessoalmente (aliás, a caixa de comentários está funcionando perfeitamente!). Mas o tema não é esse, o tema é a dica da semana e essa dica serve especialmente para as pessoas em fase de busca de uma profissão da qual se orgulhe, a faça feliz e dê dinheiro (ainda que saibamos que talvez ela não exista).

Dizem que se conselho fosse bom, a gente não dava, vendia. Ok. É verdade mesmo. E se tem uma coisa que eu aprendo a cada dia é que os conselhos tem que ser cobrados mesmo, do contrário, ninguém dá atenção. Mas hoje vai de graça mesmo porque ando caridosa ultimamente. Lá vai:

Escolha por um curso que te forme um profissional do qual a sua família e amigos NUNCA irão precisar. Biologia marinha, por exemplo (a não ser que você acredite ser filho de Iemanjá, literalmente!).

Explico:

Se você, por um lapso de sensatez, resolve fazer medicina ou direito, por exemplo, nunca mais vai ter paz, será profissional 100% do tempo e, ainda que esteja no meio de um churrasco com os amigos ou família e tenha tomado TODAS as cervejas da festa, vai ter sempre alguém querendo uma "consulta".

Não, não é das "consultas" fora de hora que eu reclamo, pelo contrário. Elas são ótimas para 1) provar para seu pai que os anos de investimento em sua educação valeram a pena, 2) provar para sua mãe que aquele dia que você não pode ajudá-la não era corpo mole, você precisava mesmo estudar, 3) provar para seus amigos que você não morreu, apenas sumiu por um tempo naquela semana de prova ou muito trabalho, 4) provar para seu (sua) namorado (a) que não era falta de amor nem galinhagem, você estava mesmo ocupada (o) e 5) provar para você mesmo que todas as alternativas anteriores valeram mesmo a pena.

O que me incomoda nas consultas é que sempre tem alguém disposto a perguntar algo que você não sabe ou sobre algo que você não gosta, aí vem aquela saia justa. Se disser que não sabe vem aquela cara de nojinho, de desdém...

No meu caso é até bom, porque eu adoro Direito Penal e o fato de ninguém me perguntar sobre o assunto durante as confraternizações pressupõe que meus amigos e família não tem problemas dessa natureza =). O que mais surge são questões cíveis, trabalhistas e tributárias (uuui pra essa última!). E surgem casos tão enrolados que em horas de conversa já seriam difíceis de resolver, mas o fulano quer uma resposta prática e objetiva ali, na hora (e você, bêbado como um gambá!). Não dá.

Pior é quando se põem a falar mal da justiça, dos advogados, dos promotores, dos juízes e até da faxineira do Forum. Epa, aí machuca! Porque EU posso falar mal das coisas e pessoas e percalços do meu dia-a-dia, mas os outros não. Mais ou menos como falar mal de parente, só quem é parente pode. Ponto!

Ainda pior que isso são leigos criando conceitos e teses que, no mundo ideal (deles) são pefeitamente aplicáveis. Você até tenta argumentar, explicar um conceito básico, dar uma mini-aula sobre a questão... Pare! Ele não vai te deixar falar e, portanto, não vai entender patavinas e ainda vai terminar o assunto dando risada, batendo nas suas costas e fazendo VOCÊ se sentir um idiota sobre um assunto que você pode até não conhecer profundamente mas sabe mais do que ele, certamente.

É por essas e outras que eu digo: Na dúvida, biologia marinha!




Ps: Eu não me vejo fazendo outra coisa na vida.
Pps: Eu não ligo, de verdade, para as consultas fora de hora.

2 comentários:

M. disse...

"Escolha por um curso que te forme um profissional do qual a sua família e amigos NUNCA irão precisar. Biologia marinha, por exemplo (a não ser que você acredite ser filho de Iemanjá, literalmente!)."

Ri alto.

Eu sou psicóloga. Uma vez me perguntaram "meu filho de 3 anos nao pode ver um papel que amassa. O que isso diz dele?"

"que ele obviamente gosta de amassar papel ponto"

Bia disse...

Depois de ler o post meu pai comentou que outra profissão sofredora deve ser de psicólogo, principalmente em briga de casal... Aí vc deixa esse comentário corroborando a tese dele...rsrsrs....

Aliás, sempre que eu vejo um papel, eu faço um barquinho... algum comentário sobre isso??? kkkkkk