28.11.09

Viagem ao centro de mim!


É comum pensarmos que nos conhecemos, que conhecemos nossos próprios desejos e anseios, que conhecemos nossos medos, fraquezas e angústias... Balela! Ninguém se conhece de fato, no máximo, faz uma idéia de quem seja.

É difícil admitir, mas o fato é que somos estranhos à nós mesmos. Pior, passamos a vida tentando entender as outras pessoas.

Bicho estranho é o ser humano, que se ocupa do sentimento dos outros, se comove ou vibra com as angústias alheias sem saber, na verdade, onde aperta o próprio calo.

... E nós pagamos terapeutas, alugamos o tempo dos amigos, dos inimigos e até do cachorro com nossos problemas quando, na verdade, a causa do nosso desconforto está dentro de nós mesmos e não cabe à ninguém mais essa descoberta.

Para Mário Quintana, "o pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso". E isso é tão real quanto perturbador!

Pra que serviriam então o amigo, o inimigo, o cachorro e o terapeuta?

Bom, o amigo, pra dizer o que você quer ouvir. O inimigo, pra dizer o que você não quer ouvir, mas precisa. O cachorro, pra levantar sua auto-estima quando te recebe em casa como se você fosse um galã da novela das oito em festa de debutante. O terapeuta, bem, esse eu ainda não descobri.

O fato é que pra tentar se conhecer um pouquinho (atenção nas palavras "tentar" e "pouquinho") é preciso uma viagem para dentro de você mesmo. Não uma simples viagem, cega de seus defeitos e limitações, mas uma viagem sincera, sem auto-engano, sem medo ou vergonha... Você estará com você mesmo, não se acanhe!

Essa viagem pode ser bastante penosa, você vai encarar sentimentos que não gostaria, defeitos que não admite, inseguranças que normalmente esconde... Mas, depois de passada a fase do pavor (sim, você pode ter que encarar coisas assustadoras!), da angústia, da não aceitação, do quase ou total desespero, vai valer a pena ter embarcado...

Esse processo todo, do reconhecimento da necessidade, da viagem propriamente dita, da "deprê" do retorno pode demorar mas, se já esperou angustiado até agora, custa nada ter um pouco mais de paciência...

Nenhum comentário: