24.1.10

Aqueles de outros tempos

Eu guardo coisas antigas, lembranças... Meu diário, que nunca escrevi, se resume numa caixa de palitos de sorvete, lacrada com uma fita vermelha, na qual guardo lembranças em forma de papéis e cartas antigas.

Eu já revirei minhas lembranças e fotos em momentos de tristeza e nostalgia, mas hoje é diferente. Hoje o passado trancafiado nessa caixa não me incomoda, pelo contrário. Percebi que guardo coisas valiosas de pessoas que eu nem sei mais onde e como estão, mas as memórias continuam lá.

Tudo que encontrei ao abrir a caixa faz parte de um tempo bem vivido. Lá dentro há um pedacinho de muitos amigos de infância, trechos de bons momentos vividos com amigos na minha adolescência, pedacinhos de amor e carinho recíprocos e eternos com pessoas que não vejo há anos. E essas lembranças não doem, não vão doer nunca.

Encontrei cartas de amigos de infância, de uma época em que os e-mails e todo o universo cibernético não faziam parte das nossas vidas. Cartas feitas à mão, desenhadas com canetas coloridas e lápis de cor. Há um certo romantismo nelas que, ainda que os avanços tecnológicos persistam, o tempo não vai apagar.

Há bilhetes e cartas trocadas durante as aulas na época do colegial. Há lembranças de pessoas que sumiram do mapa e de outras que ainda estão ao alcance dos meus olhos (ou do meu orkut...rs.).

Aí, ainda que o passado não machuque, vem a saudade, a curiosidade. "Por onde andará o fulano? Éramos inseparáveis quando crianças..."; "E a Cicrana? Sei que se formou em jornalismo mas, o que estará fazendo?"; "Esse aqui eu sei onde está, mas gostaria de vê-lo mais".

E penso, depois dessa sessão nostalgia que talvez a tecnologia, ainda que não tão romântica, consegue aproximar as pessoas... Mas, será mesmo?

Eu queria ter mais tempo para reunir as pessoas que me fazem falta. Queria poder rever meus amigos de escola mas sempre que tentamos marcar um encontro, tem sempre quem não possa. O orkut, o msn, não substituem o abraço, o olho-no-olho, o cheiro, as risadas e os papos saudosistas sobre um passado comum à todos. Quem sabe um dia...


7 comentários:

M. disse...

Eu tenho uma latinha, da fiorucci, que tinha como logo aqueles anjinhos, um loirinho e um moreninho...que guardam minhas lembranças...e um baú, tb cheio de anjos...
Agora que percebi, que minhas lembranças estao bem guardadas...

Bia disse...

É sempre bom não confiar só na memória e reservar um lugar pra guardar as lembranças boas... E às vezes dá vontade de reviver tudo!

M. disse...

É verdade. Embora a minha cabeça seja a minha maior caixinha de lembrança...e eu odeio isso as vezes...

Bem, qto a voltar a escrever, confesso que tenho milhoes de coisas, mas todas são sobre 'ele' ou sobre as tentativas frustradas de esquece-lo, e como ele me lê (literal e metaforicamente falando), to querendo dar um tempo disso...
Sabe quando a pessoa não precisa saber de mais nada? Ele não precisa mais...

Mas já já eu volto... Mesmo falando dele, pq o que eu decido hj, eu esqueço amanhã...

Coerencia nao foi um dom que me foi dado...rsrsrsrs

Presto disse...

Cara amei!!! o Atze!!! qt tempo n desenhva o Atze, meu menino propaganda de mim mesmo em épocas inesquecíveis, que é o melhor amigo da babsi ( que n tem um menina propaganda!! ) e lembra do Eca? hauahauahu meu quase chorei de emoção agora, acho que compartilhamos o mesmo sentimento da vontade de rever amigos antigos , as vezes acho a maioria deixou de ser quem era, n é mais possivel acessar as mesmas idéias contidas de antes... exceto por mim que nunca mudo nada mesmo estando em constante mudança..rss mas tu sabes que pelo menos qd quiser encontrar este amigo aqui é só falar, minhas noites (exceto ss quartas) , estão livres heheh é só marcar! e há.. lógico que vou copiar este desenho do Atze, mesmo desenhando bem melhor do que desenhava antes, este é mais importante pq foi pra vc em uma época maravilhosa!!

M. disse...

Bem, algumas explicações... realmente decidi ababdonar o blog. Eu quero ver se consigo extirpar de vez algumas coisas da minha vida, e pra isso eu preciso parar de publicar o que eu escrevo, ou só escrever loucuras como as que estao la ultimamente. To querendo nao ser tão explicita, pq ja cansei dele ser tao egoista a ponto de se contentar em ser escrito. Mas com certeza estarei aqui visitando vc e o Marcio...
Quado sarar eu volto...ou não...sei la.

Anônimo disse...

é, se sentir assim bom ao mesmo tempo que dá vontade de sentir diferente. Eu demorei um pouquinho pra me desfazer das lembranças que me faziam mal, mas agora acho que posso dizer que quando eu abrir minha caixinha de novo, eu vou me sentir do jeito que você descreveu.
E eu só fui ver seu comentário no meu blog agora, também deixei resposta lá, volte sempre também :)
E mais uma coisa: eu percebi que ser advogado pode ser bem cansativo, mas você acha que vale a pena? Beeijo

Anônimo disse...

Olá, de novo.
Sim, eu havia pensado nisso, achava que podia ser interessante. Como você mesma falou, o fato de exercer o trabalho pela justiça, e poder colocar suas forças pra tentar mudar alguma coisa. Isso sempre me atraiu. Mas eu entendo que não deve ser fácil, e lutar por um pouco de justiça nesse país pode ser um pouco frustante, por isso pedi a opinião. Valeu pela resposta. beeijo