14.1.10

Memórias


"O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto" (Fernando Pessoa)




Inevitável pensar no passado, ainda que não haja nenhuma intenção específica para isso, as memórias simplesmente chegam sem controle e não há nada que se possa fazer.

E o que passou muitas vezes se torna um mistério para nós mesmos... Como agi daquela forma? Era eu mesma naquela situação? O passado se torna tão estranho que não nos reconhecemos nele.

Não vou dizer que gostaria de viver o passado com a maturidade que tenho hoje, clichê demais. Até porque, o que sou hoje é obra exclusiva de tudo que vivi somada a alguma coisa de divino, sei lá. Em tempo, acredito que a maturidade se dá com a atenção plena, em todos os sentidos, em todos os momentos vividos.

Não sei em que momento mudei, nem porque. Duvido que o sofrimento seja a causa, primeiro porque não me considero uma pessoa sofrida, ainda que tenha passado por situações ruins (como qualquer outra pessoa), segundo, porque senti minha vida mudar de verdade a partir do momento em que comecei a me sentir verdadeiramente feliz comigo mesma, sem nenhum motivo especial. Quando isso aconteceu? Não sei precisar... Sei apenas que aconteceu e essa sensação continua viva. Aquela felicidade inventada, acomodada ou até mesmo criada, não existe mais.

Ainda que todas as fases sejam transitórias, o que sinto hoje é mais importante que todo o resto e sei também que um dia isso será bobagem, porque a história continua, mas não o texto.

3 comentários:

Presto disse...

Oii Nú...
Sim vc sabe que tenho um mundo paralelo, e na maioria das vezes ele é um reflexo desenfreado do meu mundo real... e vc sabe que seu amigo sempre foi um tanto melodramático... mas n se preocupe sempre conservei esse "poder" de rir das desgraças da vida, principalmente ligadas ao coração ( se é que o coração tenho algo a ver com relacionamento!?!?!) é bom guardar papéis... ainda tenho a cópia da sua certidão.. e o papel de consulta do seu psiquiatra!! rss

Acho que é bom e tb é ruim!!

muitas saudades tb Babsi!! Rs

José A. Soares disse...

até porque a felicidade criada, inventada ou acomodada é puro condicionamento.
quando é que você se liberta dos condionamentos?
aí começa o verdadeiro viver.
bjs

Presto disse...

Nossa sério?? oloko!! como ja dizia Quico - Que coisa não!! a gente podia montar uma ong de ajuda humanitária de apoio a pessoas infelizes no amor..rss to dentro na idéia do crachá!! tb quero usar um!! cara precisamos coonversar, tomar um café qqr dia desses! qt informação!