20.1.10

À espera de um milagre.

Dia de "Super Gêmeos: ativar" no escritório. Funciona assim: Tudo que precisa ser feito na rua, nós vamos acumulando (empurrando com a barriga é a expressão mais correta) e, quando a água bate na bunda não dá mais, minha chefe e eu nos dividimos, cada uma para um lugar e uma missão diferente.

Hoje, a missão estava mais para gincana. Nós deveríamos sair do escritório, cumprir alguns obstáculos na rua e nos encontrarmos no Forum à 15:00 para tocar o sino de chegada duas audiências.

Saí da Vara do Trabalho (era o meu último obstáculo) as 14:55. Cinco minutos para chegar no Forum e um tiozinho de mercedes na minha frente, no MEIO da avenida, de modo que eu não poderia ultrapassá-lo de nenhum lado. Ele dirigia devagar (mesmo), a uns 20km/h. Ok. Respirei fundo e pensei que não poderia fazer mais nada naquele momento, melhor esperar com tranquilidade... Tá, é mentira! Fiquei gritando sozinha e gesticulando (sem gestos obscenos, por enquanto), esperando que, ao menos, ele olhasse no retrovisor e me desse passagem. Nada. Tiozinho da mercedes passava leeeeentamente por cada imperfeição do asfalto (começaram os gestos obscenos). Ao avistar o Forum, vi uma vaga e entrei (tchau tiozinho-lesma-dos-infernos), aliás, estacionei no mesmo lugar daquele dia em que quase entrei no carro errado.

Saí do carro, atravessei a avenida e, já no canteiro central, fiquei na dúvida se tinha trancado o carro. Acionei o alarme. Abri e fechei o carro de novo. Ok. Atravessei a outra avenida. Já quase em frente ao Laranjinha (Lembram? O vendedor de suco que deve me achar maluca, do mesmo post linkado acima), eu percebi que tinha esquecido algumas pastas no carro. Voltei. Peguei as pastas, canteiro central de novo, dúvida se tranquei ou não o carro, aciono o alarme, abre e fecha duas vezes (sim, deve ser TOC). Tudo certo. E o Laranjinha me olhando meio de canto... Whatever... Até parece que ele só vê gente normal por ali.

Dentro do Forum, aquele clima amistoso de pré-audiência. Uma das audiência tinha sido remarcada, a outra, o réu não apareceu, só o advogado lá, com cara de sei-lá-o-quê.

Mas agora vem a parte emocionante (?). Como já estava lá mesmo, resolvi dar uma olhada nuns processos, ou melhor, tentar. Minha chefe? "Beijinho, te vejo amanhã no escritório" e vazou!

Encostei a pança no balcão da Segunda Vara Cível de Indaiá-City (meu segundo inferno na Terra; o primeiro é a Receita Federal de Campinas) e fiquei lá, esperando.

Enquanto esperava fui pensando nas habilidades que eu adquiri e nos passatempos que inventei nos períodos de espera nos balcões de Foruns desse "mundãodemeudeus". Olha só:

1. Batuque com a ponta dos dedos, fraquinho e sem bater as unhas pra não irritar ninguém. Até aí muito simples... MAS, eu consigo bater cada mão num ritmo completamente diferente. E uso até o dedão!

2. Contar quantas pessoas com "cara de parte" (um dia eu falo delas) chegam no balcão com a pergunta "Aqui qué u Fóru?". Penso em responder "Não, aquela placa de aproximadamente 12 metros lá fora escrito FORUM é uma pegadinha", mas deixo quieto. Já estou pensando em fazer um controle numa planilha, com um gráfico no fechamento do mês!

3. Cronometrar quanto tempo o segurança fica sentado sem se mexer. Ele tem superado seus próprios records! Talvez um dia eu sugira um campeonato entre o segurança da manhã e o da tarde. Façam suas apostas! (Dica: o favorito é o da tarde)

4. Puxar assunto com desconhecidos. Claro que o foco da conversa é sempre algo do tipo: "Que coisa, não?", "Os processos não andam mesmo" ou ainda "Tenho um caso em Xixirica do Oeste e lá é bem pior"... Papinho típico de fila de banco, manja? Fala-se sobre nada e chega-se a conclusão nenhuma.

5. Conceito de solidariedade em estado de calamidade pública. Pode ser o mais arrogante dos causídicos, mas no balcão do Forum todo mundo é igual. Os coitados colegas de profissão estão quase sempre dispostos a ajudar, se não estiverem em seus passatempos solitários e secretos, óbvio. Não vou me espantar o dia que essa ajuda chegar ao cúmulo de "Por favor, depois de uma semana aqui a bateria do meu celular acabou... Posso usar o seu pra pedir uma pizza?" ou "Se passar perto da minha casa, por favor, me traga roupas limpas!"

Agora me ocorreu a idéia de levar o jogo "imagem e ação" toda vez que for ou Forum. Vai ser legal ver a galera, toda social, gritando: Duas palavras! Jóia? Jooo.. João (isso) Joãããooo BOBO! João-bobo! Isso! E a volta olímpica pelo saguão!

E é por essas e outras que eu me divirto quando vejo um e-mail que recebi meses atrás, sobre a semelhança entre os advogados e as putas. Dá uma olhada:

O QUE É SER ADVOGADO:

1- Você trabalha em horários estranhos. (como as putas!)
2- Te pagam pra fazer o cliente feliz . (como as putas!)
3- Seu trabalho sempre vai além do expediente. (como as putas!)
4- Você é recompensado por satisfazer as fantasias mais absurdas do seu cliente. (como as putas!)
5- Seus amigos se distanciam e você só anda com outros iguais a você. (como as putas!)
6- Quando vai ao encontro do cliente, você tem de estar sempre apresentável. (como as putas!)
7- Mas quando você volta, parece saído do inferno. (como as putas!)
8- O cliente quer sempre pagar menos e quer que você faça maravilhas. (como a s putas!)
9- Todo dia, ao acordar, você diz: "NÃO VOU PASSAR O RESTO DA VIDA FAZENDO ISSO" (como as putas!)
10- Apesar de tudo isso, você trabalha com prazer. (como as putas!)
11- Às vezes, você tem diminuir o valor dos honorários para conseguir um novo cliente. (como as putas!)
12- Você não quer que seus filhos sigam a mesma profissão. (como as putas!)
13- Quando perguntam no que você trabalha você tem dificuldades para explicar. (como as putas!)
14- 60% do trabalho depende da boca. (como as putas!)
15- E, ao final, todos dependem, e muito, de qualquer VARA. (como as putas!)


That´s all folks!

4 comentários:

Presto disse...

Opa!! eu sou o primeiro? ahuahu adorei este seu post me faz lembrar aquele e-mail que vc levou na escola a long long time ago, de " coisas para se fazer no elevador (tem ar suficiente ai quinho?) e ah sim aquilo é uma possível capa, de uma possível livro, tu sabe que tudo começa com um brincadeira!

Bia disse...

Puuuutz, o Quinho!!! ahahaha. Lembro tbm de "Olhe fixamente para alguém, se afaste e grite: VC É UM DELES".

Lembra que chegamos a cogitar colocar aquilo em prática? Preciso achar aquele e-mail, muitos prédios públicos tem elevador....hahahahhha

M. disse...

Ri demais...
E vc tem passatempos estranhos como eu. Nada como o ócio em decorrencia da espera que outros façam o trabalho deles nao nos obrigue a fazer...rsrsrsrsrs

Bia disse...

M., descobri que tudo é muito mais fácil se for levado com bom humor! Tento fazer isso sempre e estou adorando....rs